segunda-feira, 31 de março de 2008

O Ministro da Cultura Gilberto Gil recebe integrantes da Rede Povos da Floresta


Site Rede Povos da Floresta, em Ter, 25/03/2008 - 18:59.

Por Gal Rocha
Ailton Krenak, Benki e Isaac Ashaninka, João Augusto Fortes e José Paixão, Presidente do Conselho das Associações de Moradores das Comunidades Afro-descendentes do Estado do Amapá, tiveram uma reunião com Gilberto Gil, Ministro da Cultura e com Roberto Nascimento, Secretário de Incentivo e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura.
A reunião aconteceu no dia 05 de março e os participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre a Rede Povos da Floresta e os pontos que preenchem ações de políticas culturais do governo federal. Entre elas estão a identidade e a diversidade cultural de comunidades que têm em comum a questão da territorialidade - como os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros - e também a questão do patrimônio imaterial.

O ministro ficou sensibilizado com o que ouviu durante a reunião, que durou aproximadamente 40 minutos, e também interessado em estabelecer um convênio que fortaleça a Rede com cantões culturais em centros como o Yorenka Ãtame, Centro de Cultura Suruí e a Sede do Conselho das Comunidades afro-descendentes do Estado do Amapá, com cursos e oficinas e, em alguns locais, salas de projeção.

Segundo Ailton Krenak, a gravidade da questão ambiental acabou engolindo outras prioridades da Rede e tirando de foco o maior interesse da aliança: a cultura. “Todos esses povos têm um acervo cultural muito forte”, afirmou Krenak.

Do encontro caloroso, ficou também a vontade do ministro Gilberto Gil visitar futuramente a região do Alto Juruá, para conhecer de perto o Centro Yorenka Ãtame, projeto criado e desenvolvido pelos Ashaninka do Brasil.

Fonte: http://www.redepovosdafloresta.org.br/drupal/?q=node/284

Nenhum comentário: